Total de visualizações de página

domingo, 8 de abril de 2012

MAX o cão com lábio leporino (Parte Final)


A viagem até a faculdade em Caçador, pareceu surreal... ainda não conseguia acreditar na surpreendente forma que descobri tudo sobre aquele misterioso cão chamado Max!
A mulher ainda abalada pela triste notícia, emocionada me contou: “Max era do meu marido, ele nasceu com lábio leporino, como a fissura era somente externa a gente acabou não levando no veterinário para operar (finalmente estava explicado porque tinha o fuço estranho e seus dentes ficavam sempre a mostra), disse também que ele era muito querido, calmo, brincalhão e tinha em torno de sete meses. Seu marido era bombeiro voluntário e ela trabalhava fora, como ele ficava muito tempo sozinho e eles moravam em frente a uma rua muito movimentada, resolveram dar ele e acabaram dando para um rapaz que morava em Iomerê, que ia deixa- lo amarrado no pátio de uma fabrica.”
Chegamos a conclusão que ele de alguma forma se soltou e veio parar na minha casa.
Céus, nem poderia em palavras expressar o tamanho da minha indignação ao ouvir tudo isso... se tivessem me dado dois dias eu teria achado não só seu atual, mas seu ex- dono também. Por apenas dois dias ele foi cruelmente morto, sem ter feito absolutamente nada pra merecer tamanha injustiça.
Queridinho, quando lembro de seus olhinhos atentos e curiosos me cuidando, cada vez que eu o espiava na janela, sinto um sufoco... apenas dois dias...
Sei que contando esta historia envolvo muitas pessoas, não cito nomes, mas provavelmente muita gente ao ler, vai recordar, pois apesar de ter sido “proibida” por meus pais de denunciar o que aconteceu, eu não me calei e critiquei muito a atitude da veterinária.
Lembro que algumas pessoas me disseram: Não fica triste assim, ela fez achando que era a melhor solução, pense em quantos animais ela não ajudou a salvar?”
Este tipo de comentário fazia com que sentisse mais raiva ainda... ”Hunf... melhor solução o que... e os que ela ajudou a salvar, não fez mais que a obrigação, afinal seu juramento de veterinária foi pra isso não"?
Muitos anos depois em abril de 2010, o destino me pôs frente a frente com a veterinária, novamente a situação envolvia um cão, que fora abandonado e se “abancou” no pátio da escola (esta historia contarei em outro momento).
Neste dia pude lhe dizer TUDO o que estava engasgado, minha tristeza, raiva, frustração, pela atitude dela no passado e que causou a morte do cão Max.
Ela me ouvia indignada, tentava se defender dizendo que jamais poderia imaginar que eu iria descobrir quem era seu dono, se ela que conhecia todas as residências do interior, nunca tinha visto ele. E que não sabia que ele era dócil, já que ficava sempre mostrando os dentes... ora por favor... eu ser leiga sobre lábios leporinos em animais vá lá, mas ela, uma veterinária? Me poupe!
Ficamos discutindo por mais de uma hora no pátio da escola e não chegamos a um consenso... eu a acusava de ter assassinado ele, ela achando mil desculpas e frases feitas se julgando a certa!
Hoje ela não trabalha mais no meu município, mas sei que fez muitas amizades por aqui e de vez em quando vem visitá-los. Eu, se a vejo, faço de conta que não a conheço...
Quem ler a historia de Max deve estar se perguntando, porque recordei  tudo isso ao ler a caluniosa lista de abaixo - assinado que circulou na minha cidade, com o intuito de destruir minha casa- de- passagem e todo meu trabalho de voluntária que a anos me dedico por puro amor, movida por pessoas que definitivamente não gostam de animais... sim, porque se gostassem e realmente me conhecessem e tivessem olhado uma única vez dentro dos olhos dos animais que foram abandonados e que abrigo em minha casa ate serem adotados, NUNCA teriam coragem de assinar tamanho absurdo que esta escrito.
Relembrei simplesmente porque, uma das assinaturas que esta na lista é do rapaz que tinha adotado o Max... na verdade minha família não se da com a família dele a anos e mesmo não tendo nada pessoal contra ele,  nunca se quer conversamos sobre o que aconteceu com o cão, mas imagino que ele deve, de alguma forma ficado sabendo.
Enfim... creio que se tivesse tido um pingo de consideração pelo meu sofrimento com a morte daquele pobre cão, quem sabe não teria assinado também... mas vá saber né? 
Cada pessoa é responsável pelas suas atitudes, no caso EU por recolher cães abandonados e dar a eles uma segunda chance na vida de serem amados, ELES por se sentirem "solidários" ao que o casal de vizinhos que acusam no processo que moveram e no abaixo assinado que fizeram (barulho e mau cheiro) e que por  São Francisco, vou provar pra todo mundo que é calunia...
Para o querido cão Max, infelizmente NADA mais poderá ser feito, mas por esses que cuido SIM, então que a justiça realmente se faça “justa” e julgue quem esta certo... EU ou ELES!

4 comentários:

  1. Realmente esta historia foi chocante, assim como esta sendo este abaixo assinado, parece que as pessoas encontraram um meio de punir voce, mas o sofrimento maior e dos caes. Sera esta a vinganca de muitos porque nao gostam de voce? pessoas manipuladas pela ira de outros aonde o bom senso deixou de existir dando lugar a calunias e acusacoes sem fundamento pois nao conhecem teu canil. Falta de higiene, em local inadequado, sem devidos cuidados, doentes, concordo que e deste jeito que voce os encontra vagando pelas ruas abandonados ate traze-los p/o canil aonde a situacao se transforma, pois todos sao bem cuidados, visitas ao vet, vacinados. Frise aqui tambem: o que se busca nao e o mal dos animais. O que e entao se estao assinando o proprio atestado de morte p/eles????Bjs - Eliane Mariani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eliane... a maioria que assinou é parente de quem passou com o abaixo- assinado, outros amigos deles e outros por não gostarem de mim, porque NENHUM que assinou conhece os cães, ou o local que vivem... mas aqui se faz aqui se paga, como estão atras do que dizem ser "direito" deles, eu vou atras dos meus... porque não admito que tentem acabar com meu trabalho de voluntaria, AMO e me dedico muito ao que faço, afinal BICHO É TUDO DE BOM ♥

      Excluir
  2. Môni, querida, como diz o Nato: "Deus vai saber lhe compensar!"... e São Francisco também, por tudo o que você, com o seu imenso coração, faz pelos animais. Tudo vai dar certo. Se Deus quiser, nenhum bichinho (cachorro, gato ou outro) vai passar por uma situação dessas novamente. Beijos. Te adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuli...que bom ler de alguem tão querida que TUDO VAI DAR CERTO! É o que mais desejo pra essas criaturas divinas que nós temos o privilégio de conviver... bjo*-*

      Excluir