Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Caso NERONE... aonde a fé não anda de mãos dadas com a proteção.


Caso Nerone... é assim que prefiro chamar a polêmica que se formou em torno deste cão idoso, grandão, imensamente dócil e que vem gerando opiniões diversas na minha pequena cidade e principalmente dentro do meu coração.
O assunto é delicado, pois bate de frente com questões difíceis de agradar a todos: A religião e a Proteção aos Animais.
Sou católica, fui batizada, fiz catequese, primeira comunhão, crisma... quando pequena frequentava missas com meu pai (hoje sei que mais para agrada- lo, do que por gostar), por outro lado, amo igrejas e sempre apreciei estar dentro delas, mas infelizmente somente quando estão completamente vazias é que me sinto a vontade... aquele silencio misterioso (sensação inexplicavelmente diferente: estar só dentro de uma igreja e estar só dentro de casa), aquelas imagens, esculturas magníficas, os altares, tudo nelas me encantam... menos o que se diz por lá... palavras decoradas, ouvida na maioria das vezes por pessoas insensíveis, que vão na fila pegar a hóstia sagrada parecendo ter um coração puro e bondoso, mas que lá fora se mostram mesquinhas, interesseiras, maldosas, preconceituosas e que preferem jogar no lixo comida, do que dar a um animal faminto... que fique bem claro que NEM TODAS as pessoas que a frequentam são assim, algumas se mostram mais humanas.
Gosto de grutinhas também, aquele ritual de acender velinhas e tenho o maior respeito por cemitérios, nossa ultima morada (corporal é claro). Recebo com o maior carinho a capelinha da Nossa Senhora Aparecida que passa mensalmente em minha casa. Sempre tive o maior orgulho de ser devota de São Francisco de Assis... mas só... raramente frequento missas e é numa solidão concentrada, sentada em seus bancos antigos é que sinto a presença de algo infinitamente superior a mim e ao mundo!
E foi justamente a vida de um cão que me colocou novamente a questionar os valores morais da igreja, dos nossos representantes... afinal ate hoje não entendi, porque as unicas e raras vezes que se falam em animais é para cita- los nas frases feitas das leituras aonde um animal  foi “imolado em sacrifício”... cadê que falam de proteger os animais ou qualquer outra forma de vida que não seja: “Cuide seu corpo que é o templo da alma e esta se estiver pura, entrará no reino de Deus...” 
Por que não dizem também pra ter amor, respeito e os cuidados básicos e necessários a um animal? Não abandona- los, maltratá- los? Por que isso não é assunto importante pra ser a base de um belo sermão? 
Na verdade o que me preocupa não é o que os representantes religiosos dizem, pois é mais que obvio que a muito tempo seus discursos são "mamão- com- açúcar" usam formas diferentes, mas dizem sempre as mesmas coisas, o que realmente me preocupa é o que ELES NÃO DIZEM, o que DEIXAM DE FALAR por achar que não tem importância, relevância ou apenas porque são obrigados a seguir normas do que pode e não pode ser dito aos "fiéis".
Isso que nem vou me dar o desprazer de falar sobre o absurdo da parte financeira que envolve tudo isso.
Pensem em quantos discursos feitos em dias, meses, anos, mexem realmente com o coração de um jovem por exemplo? Muda a forma de pensar de alguem idoso? Faz os pais refletirem ao chegarem em casa? 
É assim que quero que minha comunidade reaja depois de passarem aquele tempo na igreja... pensando, refletindo profundamente sobre a vida e o mundo, reavaliando valores e "quiçá" mudando velhas opiniões.
Afinal como se pode querer falar de AMOR se não se ensina a palavra APEGO? 
Mas sei que a maioria voltam apenas com a sensação cumprida de ter ido a um ritual que se propuseram como meta durante a vida. Quantos realmente saberiam a essência da missa daquele dia, ou a parte que mais ficaram emocionados... vemos emoção mesmo quando são missas de despedidas de entes queridos... mas choramos pelo morto, pela dor de sua família, não pelas palavras escritas pra qualquer humano que vier a falecer e que na verdade nem prestamos atenção naqueles momentos tão doloridamente difíceis... 
Será quantos mais ficam a indagar esse assunto? Quantos que ficam a esperar mais de alguém que tem o poder de falar pra multidões, que ficam esperando um dia ouvir algo que faça realmente sermos atingidos no fundo de nossas almas com as mais belas palavras de amor a toda e qualquer forma de vida?
Pensando em tudo isso, fui procurar uma agenda minha, muito antiga que guardo tudo que nela escrevi com muito carinho, queria relembrar minha opinião daquela época, pois foi a 17 anos atrás, que através de palavras, defini o que era e o que eu acreditava realmente ser o MEU DEUS... 
Hoje passado tantos anos vi que não mudei a minha opinião, o meu Deus continua igualzinho... o que é ate estranho porque vi a chegada de vários padres, bispos e ate mudanças de Papas e ouvi dezenas de explicações, sobre diversos tipos de olhares sobre a espiritualidade, mas ELE, o meu Deus, continua intacto, exatamente ao que era a quase duas décadas atrás...
E foi o querido NERONE que sem querer me fez repensar em tudo isso... sei da existência dele há muitos anos, mas o conheci pessoalmente em  2012.
Certa tarde o vigário da minha paróquia, me ligou para me pedir para ir buscar uma cadelinha que havia sido abandonada no seminário com três filhotes. Ele havia achado casa para dois, mas segundo ele, a cadela e o outro filhote ninguém queria e isso estava deixando- o aborrecido.
Minha casa- de- passagem estava como sempre lotada, então pedi pra ele ter paciência e continuar cuidando deles até eu achar quem os adotasse.
Assim que pude, fui lá tirar foto e vacinar eles e comecei divulgar a adoção.
Infelizmente bons adotantes não é simples assim pra achar e os dias foram passando...
A cadelinha era uma doce Poodle  e como seus pêlos estavam bem feinhos, falei que mandaria o pessoal do pet pegar pra tosar e é claro que eu NÃO cobraria nada dele, nem as vacinas, nem a tosa, mas precisava que ele continuasse abrigando eles lá.
Naquele dia também conheci pessoalmente o grandão NERONE e o local exato onde vive... Cão muito querido, mansinho, desfrutando de um espaço enorme, bonito, todo cercado, alem do canil tem um gramadão e mais um outro lugar coberto aonde podiam se abrigar da chuva e do sol. 
Eu e meu marido levamos vacina para todos e fizemos carteirinhas, inclusive pro Nerone, pois segundo o padre ele nunca havia sido vacinado.
Fiquei divulgando incansavelmente a foto da cadelinha que dei o nome de CINDY e de seu filho que batizei de ABELARDO... um cãozinho lindo mas por nunca ter tido carinho, cresceu arrisco e medroso.
Depois de muitas confusões e pessoas se dizendo interessadas, mas nunca vindo realmente pra adotar, finalmente alguém passou no seminário e levou o Abelardo.
Mas para Cindy não estava fácil achar casa... e o padre cada vez mais sem paciência, ate que meses depois uma família que levei lá se interessou por ela e depois de muito transtorno, ela também foi adotada.
E foi naquela tarde em que levei esta família conhecer a poodle, que realmente percebi o que existia dentro do olhar daquele grande e dócil cão: tristeza e solidão!
Aquilo me cortou o coração. Confesso que sofri quando soube que a família, dias mais tarde voltou pra adotar a cadelinha, não por ela coitadinha, que precisava sair de lá, mas pelo fato do Grandão voltar a ficar isolado e solitário num espaço imenso e que provavelmente só via gente quando recebia comida.
Mas por outro lado respirei aliviada ao saber que minha promessa com o padre tinha sido cumprida... afinal só restava o Nerone para ele cuidar, o que não fazia mais que a obrigação, pois ele é o cão do seminário.
Mas qual não foi minha surpresa e indignação ao ver tempos depois, em uma pagina num site de relacionamento de uma amiga minha, a foto de um cão grandão, idoso e que precisava ser adotado.
Na foto não especificava de quem ele era ou porque estava pra adoção, mas quando bati o olho na foto imediatamente reconheci ele... mas aquilo não fazia sentido, não entendia nem conseguia acreditar no que estava vendo, afinal qual seria o motivo dele estar pra adoção?
De tanto pedir daqui e dali descobri toda a verdade: Era o Nerone sim e ele estava pra adoção, porque tinha ficado doente e o vigário procurou o veterinário da prefeitura pra sacrificar o coitadinho, como a doença era facilmente tratada  o veterinário não quis sacrifica- lo (sorte dele ser tão bom profissional, senão era outro que teria arranjado encrenca comigo). O padre então vendo que não se livraria do cão como imaginava,  resolveu se desfazer dele, pediu que o levassem embora, o veterinário com pena cuidou dele e tirou fotos pra adoção, que foram parar no álbum desta minha amiga.
Quando eu soube de toda historia me revoltei... e me encontrando com o padre o questionei e juro que nem sei quantas frases usei pra tentar amansar o coração dele e convence-lo a deixar que o cão continuasse lá, aonde sempre fora seu lar e olha que argumentos para defender animais nunca me faltam...  mas ele foi categórico: ”Não quero mais o cão porque esta velho, não tem mais vitalidade e quem quer ficar com ele que venha lá pegar...” 
Depois de muito argumentar terminei meu discurso de protetora dizendo assim: “É padre o senhor imagina se  todo mundo fizesse isso com tudo que é velho?” Ele como é esperto entendeu muito bem sobre o que eu me referia... afinal ele já tem uma idade muito avançada. 
Juro que pensei em processar ele, a igreja, ate os papa- hóstias que acham a minha revolta sem fundamento... afinal pra eles é só um cachorro velho... mas pensei melhor e decidi acreditar em duas coisas, uma é que existe a lei do retorno e outra é que quem sabe este não foi um jeito “meio torto” que São Francisco arranjou deste cão velhinho ter em seus últimos anos de vida a certeza do que é o amor?
Nerone, apesar de eu muito pedir e divulgar continua solitário a espera de um lar... NÃO qualquer lar... uma casa com gente do bem, que tenha espaço (ele sempre foi acostumado a ficar num local grande, com certeza morreria de tristeza amarrado) aonde tivesse carinho, aconchego e finalmente saber o que é ser amado...
Essa historia toda mexeu muito comigo, primeiro porque envolve um animal, pra mim seres puros e inocentes e também por  ter recebido críticas: “Imagina falar MAL de um padre”... tudo isso me fez ver quão é frágil minha ligação com a religião que sigo desde que nasci.
Definitivamente eu não preciso disso, desses exemplos, dessas atitudes pra me sentir parte integrante de uma comunidade, me contento em ficar na minha, no mundo que eu criei do portão pra dentro da minha casa, onde não existe briga, tudo se resolve conversando, onde evito fofocas, onde rezo pro meu Deus e pra São Francisco e onde por mais difícil que sejam as coisas, nunca deixaremos faltar comida para os animaizinhos abandonados que recolho, amo, cuido e protejo ate serem adotados... 
Não sou santa, nem perfeita e muito menos louca... o que sei é que faço o que acredito e gosto, não tenho medo de falar o que penso e me sinto abençoada por ter dentro de mim, uma esperança de que um dia a frase que Leonardo da Vinci disse, se tornará uma verdade universal: "Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade!".
E ate este dia não chegar, eu continuo levantando minha bandeira em prol dos Animais, brigando com o mundo se preciso for, para defender esses anjos- animais da insensibilidade humana!

5 comentários:

  1. Hoje as maiores guerras se dao entre as religioes. A religiao mais rica e poderosa e a Catolica. PREFIRO CRER A SER RELIGIOSA.

    ResponderExcluir
  2. Hoje as maiores guerras se dao entre as religioes. A religiao mais rica e poderosa e a Catolica. PREFIRO CRER A SER RELIGIOSA.
    Eliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem com certeza amiga Eliane ... prefiro crer a ser religiosa!! bjo

      Excluir
  3. Mônica...algum dia vc será recompensada por tudo de bom que vc faz para os animais...e, infelizmente, as pessoas são tão pobres de espírito que não conseguem enxergam que os animais tb tem sentimentos e necessidades básicas e que, como nós, envelhecem! Agora eu fiquei inconformada com essa história...como um padre que prega a palavra de Deus...na hora de por em prática...faz isso com um cão...ninguém é tão pobre que não possa ajudar, seja humano ou animal. Parabéns e que Deus te dê em dobro tudo que vc faz e fez por esses animaizinhos...
    Vc tem minha admiração...vc faz a diferença e me faz acreditar que o mundo ainda tem solução.
    Cleiriane (Ubirajara/sp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiriane querida desculpa pela demora em responder... verdade td q escreveu, tbem não entendo como podem falar uma coisa e fazer outra... afinal envelhecer é pra ser uma benção =\ bjo e obrigada por acompanhar meu blog!!!

      Excluir